quinta-feira, 9 de maio de 2013
Enem 2013: Exame terá provas em outubro e inscrições vão de 13 a 27 deste mês
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Enem 2013: Exame terá provas em outubro e inscrições vão de 13 a 27 deste mês
Texto: Paula Filizola
Foto: Letícia Verdi / MEC
A edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada nos dias 26 e 27 de outubro. A inscrição deverá ser feita de 13 a 27 de maio. O prazo final para o pagamento da inscrição de R$ 35 é 29 de maio. O edital com todas as informações do Enem será publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (09/05).
No primeiro dia de aplicação do Enem, os candidatos farão questões de ciências humanas e ciências da natureza. No segundo dia de provas, serão aplicadas as questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.
Entre as mudanças no edital 2013, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou mais rigor na correção das redações. Este ano, a discrepância entre as notas dos dois corretores independentes não pode ultrapassar 100 pontos – no ano passado, a discrepância era de 200 pontos. Se houver discrepância maior de 100 pontos, a redação passa por um terceiro corretor. Caso a discrepância permaneça, a correção é feita por uma banca de especialistas.
A estimativa do Ministério da Educação é de que, com esta alteração no processo de correção, uma em cada três redações sejam encaminhadas ao terceiro corretor.
“A avaliação nossa é que foi muito positivo o êxito que tivemos. Mesmo assim a gente aprende. A vista pedagógica das redações é exatamente para ter um debate e aprimoramento do processo”, salientou o ministro. Segundo ele, os corretores também receberão aprimoramento no treinamento.
A partir desta edição também está prevista a anulação das redações que apresentem partes do texto deliberadamente desconectadas com o tema proposto. A mudança está prevista com a inclusão do item 14.9.5 no edital do Enem.
As redações são corrigidas com base em cinco competências, que valem de zero a 200 pontos. Redações com discrepâncias maiores que 80 pontos entre as competências também são corrigidas por um terceiro corretor. O novo edital do Enem prevê maior exigência no nível cinco da competência I – demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Desvios gramaticais ou de convenções de escrita serão aceitos como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
Logística – A previsão do MEC é de que mais de 6 milhões de pessoas façam o Enem este ano. A prova será realizada em 1.632 municípios brasileiros, em 15 mil locais de aplicação. A aplicação envolverá 600 mil profissionais, entre coordenadores, chefes de sala, fiscais e apoio. Este ano, o processo de certificação do Enem contará com 3.622 pontos de atenção.
Entre as melhorias desta edição do Enem, o MEC vai oferecer atendimento telefônico para todos os participantes que solicitarem atendimento específico e diferenciado.
quarta-feira, 8 de maio de 2013
24.04.2013 às 20h46 > Atualizado em 24.04.2013 às 21h06
Conheça as curiosidades da Publicidade
Rio - Cada ocupação tem uma história rica e detalhes cotidianos pouco conhecidos que
a tornam mais especial. Para entreter e informar nossos leitores, o Dia Online traz
a partir de hoje, em parceira com a Estácio, textos semanais com curiosidades e
informações interessantes sobre as profissões mais conhecidas e procuradas na
atualidade, e também sobre o mundo do trabalho em geral. Na estreia, vamos falar
sobre Publicidade, que nasceu no Brasil muito antes do que muitos imaginam e em
condições completamente distintas das atuais.
a partir de hoje, em parceira com a Estácio, textos semanais com curiosidades e
informações interessantes sobre as profissões mais conhecidas e procuradas na
atualidade, e também sobre o mundo do trabalho em geral. Na estreia, vamos falar
sobre Publicidade, que nasceu no Brasil muito antes do que muitos imaginam e em
condições completamente distintas das atuais.
Hoje, jornais do mundo trazem anúncios
Foi nesse período, de industrialização e urbanização no Brasil, que a propaganda
ganhou relevância e passou a tentar criar novos hábitos de consumo. A marca de
creme dental Kolynos, por exemplo, distribuía amostras e fazia demonstrações nas
escolas públicas. Já a Walita disponibilizava cursos para ensinar as mulheres a usar
o liquidificador e a batedeira. As primeiras propagandas eram predominantemente
textuais e se preocupavam ao máximo em apresentar o produto e ensinar o
consumidor como usá-lo. Só no início do século 20 que a propaganda ganhou ares
mais profissionais, sobretudo com o surgimento do rádio, na década de 30, e da
televisão, na década de 50.
ganhou relevância e passou a tentar criar novos hábitos de consumo. A marca de
creme dental Kolynos, por exemplo, distribuía amostras e fazia demonstrações nas
o liquidificador e a batedeira. As primeiras propagandas eram predominantemente
textuais e se preocupavam ao máximo em apresentar o produto e ensinar o
consumidor como usá-lo. Só no início do século 20 que a propaganda ganhou ares
mais profissionais, sobretudo com o surgimento do rádio, na década de 30, e da
televisão, na década de 50.
Hoje em dia, uma boa formação é essencial para ser um publicitário de destaque.
Na Estácio, o curso de Publicidade e Propaganda tem duração de oito semestres
e forma um profissional apto para produzir conteúdo publicitário para todos os
meios de comunicação (televisão, rádio, jornal, revista etc). O curso oferece ainda
diversas disciplinas com foco na produção de conteúdo para mídias digitais – além
das tradicionais - e ao empreendedorismo, estimulando que o aluno já saia da
universidade com forte bagagem para trabalhar de forma autônoma, se for a vontade
dele. Fora isso, já é de notório conhecimento do público carioca a tradição de prêmios
do curso de Publicidade da Estácio e a estrutura de seus laboratórios, todos digitais
e profissionais, notadamente pela presença de laboratórios Macintosh em todas as
unidades onde se oferece o curso. Além disso, o aluno pode estagiar na agência
experimental de publicidade, desde o primeiro período.
Na Estácio, o curso de Publicidade e Propaganda tem duração de oito semestres
meios de comunicação (televisão, rádio, jornal, revista etc). O curso oferece ainda
diversas disciplinas com foco na produção de conteúdo para mídias digitais – além
das tradicionais - e ao empreendedorismo, estimulando que o aluno já saia da
universidade com forte bagagem para trabalhar de forma autônoma, se for a vontade
dele. Fora isso, já é de notório conhecimento do público carioca a tradição de prêmios
do curso de Publicidade da Estácio e a estrutura de seus laboratórios, todos digitais
e profissionais, notadamente pela presença de laboratórios Macintosh em todas as
unidades onde se oferece o curso. Além disso, o aluno pode estagiar na agência
experimental de publicidade, desde o primeiro período.
sexta-feira, 3 de maio de 2013
EDUCAÇÃO
NOTÍCIAS
EDUCAÇÃO
PROFESSORES PODEM ACESSAR NOVOS MATERIAIS DE APOIO PEDAGÓGICO
03/05/2013 - 16:36h - Atualizado em 03/05/2013 - 16:39h
Os recursos estão relacionados ao Currículo Mínimo
A Secretaria de Estado de Educação vem elaborando diversos materiais de apoio pedagógico para auxiliar o planejamento dos professores da rede estadual de ensino. Os novos recursos estão diretamente relacionados ao Currículo Mínimo do Ensino Regular e podem ser utilizados por todos os professores da rede.
Esses documentos estão disponíveis no portal Conexão Professor, na aba Currículo Mínimo. Saiba mais:
Esses documentos estão disponíveis no portal Conexão Professor, na aba Currículo Mínimo. Saiba mais:
Teleaulas do Programa Autonomia:
A articulação Currículo Mínimo x Programa Autonomia é apresentada em dois documentos: Catálogos e Orientações Metodológicas.
- O Catálogo relaciona as palavras-chave de cada teleaula às habilidades desenvolvidas em cada bimestre.
- As Orientações Metodológicas apresentam a relação entre as habilidades do Currículo Mínimo e o tema trabalhado em cada teleaula.
Esses documentos podem ser encontrados por disciplina e série, na seção Material de Apoio Pedagógico.
Plano Mensal de atividades do Programa Mais Educação:
Os Planos Mensais do Programa Mais Educação apresentam sugestões de atividades lúdicas e dinâmicas para uso dos monitores do Programa e professores das disciplinas Resolução de Problemas Matemáticos e Produção Textual. Cada plano aborda conteúdos e habilidades alinhadas ao Currículo Mínimo, que também podem ser utilizados como atividades complementares nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática.
Os Planos Mensais do Programa Mais Educação apresentam sugestões de atividades lúdicas e dinâmicas para uso dos monitores do Programa e professores das disciplinas Resolução de Problemas Matemáticos e Produção Textual. Cada plano aborda conteúdos e habilidades alinhadas ao Currículo Mínimo, que também podem ser utilizados como atividades complementares nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática.
Os Planos Mensais podem ser encontrados na seção Material de Apoio Pedagógico das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática.
Além desses materiais inéditos, você poderá encontrar Orientações Pedagógicas e Recursos Digitais relacionados ao Currículo Mínimo de cada ano/série. Acesse o site para conhecer os materiais disponíveis:
Orientações Pedagógicas: apresentam sugestões de atividades e de avaliação, resumo do enfoque teórico trabalhado no bimestre, dicas de recursos pedagógicos relacionados ao conteúdo e articulação dos temas do bimestre aos livros didáticos do PNLD.
Recursos Digitais: apresentam sugestões de links que podem auxiliar no planejamento das aulas. Nos links disponíveis, você pode acessar repositórios que apresentam conteúdos relacionados ao Currículo Mínimo, como sugestões de atividades e recursos multimídia.
Acesse já esses materiais! Para acessar os Materiais de Apoio Pedagógico, entre no Conexão Professor, digite o seu login e senha e selecione a disciplina desejada.
Em caso de dúvida, entre em contato conosco através da Central de Relacionamento.
Seeduc e Seseg assinam renovação do convênio do Proeis
Seeduc e Seseg assinam renovação do convênio do Proeis
02/05/13
Crédito das fotos: Cris Torres - Seeduc/RJ
Foi assinada, nesta quinta-feira (02/05), a renovação do Termo de Cooperação do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS), firmado entre as Secretarias de Estado de Educação e Segurança (Seeduc e Seseg) e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Durante o encontro, foi apresentado um balanço do primeiro ano do convênio, além da divulgação das boas práticas, com depoimentos de um aluno e uma professora do Instituto de Educação Clélia Nanci.
O acordo foi assinado pelo chefe de gabinete da Seeduc, Sérgio Mendes, que representou o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia; pela subsecretária de Educação, Valorização e Prevenção da Seseg, Juliana Barroso, em nome do secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame; e pelo comandante geral da Polícia Militar, Erir Ribeiro da Costa Filho.
O objetivo do Proeis é reforçar a segurança escolar com a proteção de alunos, professores e servidores administrativos, assim como a segurança patrimonial das instituições. O programa já beneficia 200 mil alunos e 10 mil servidores, com a presença de 603 policiais que trabalham fardados, utilizando as horas de folga do serviço regular na PM. Atualmente, 220 escolas participam do programa. Os colégios foram criteriosamente escolhidos, de acordo com a realidade de cada unidade escolar e solicitações dos diretores.
O policial para as escolas foi uma demanda de alunos, professores, pais e direção das unidades escolares. A medida tem o amparo legal, tanto de acordo com a Constituição Federal (artigos 5º e 144) quanto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (artigos 2º, 3º, 4º, 5º, 15, 16, 17 e 18). O agente não atua em tarefas rotineiras para as quais está preparada a equipe pedagógica, mas nas ameaças de invasão, depredação do patrimônio público e garantia da segurança dos alunos e servidores.
Para Sergio Mendes, é importante ressaltar o planejamento que foi feito antes de implantar o programa na rede estadual de ensino. Ainda segundo ele, o grande número de pedidos para receber o Proeis feitos por diretores de escolas mostram a confiança que o convênio ganhou nesse primeiro ano.
- Antes do início do programa, visitamos várias escolas e fizemos um planejamento detalhado. Tomamos cuidado também para fazer um treinamento para que os policiais tivessem ciência do ambiente que eles iriam encontrar e a qual público eles iriam atender. Atualmente, temos cerca de 200 pedidos de diversas unidades escolares que têm vontade de contar com a presença policial no seu colégio – afirmou o chefe de gabinete da Seeduc.
Segundo a subsecretária de Educação, Valorização e Prevenção da Seseg, Juliana Barroso, o convênio é uma excelente oportunidade para que para os policiais mudem sua imagem perante a sociedade.
- Vocês, policiais, não estão atuando junto às escolas somente para oferecer segurança. Vocês também estão lá para serem referências de conduta para os jovens. Tenham certeza de que a atuação da Polícia Militar nas escolas está contribuindo para a melhoria da qualidade da educação no Estado do Rio de Janeiro – disse Juliana Barroso.
Crédito das fotos: Cris Torres - Seeduc/RJ
Foi assinada, nesta quinta-feira (02/05), a renovação do Termo de Cooperação do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS), firmado entre as Secretarias de Estado de Educação e Segurança (Seeduc e Seseg) e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Durante o encontro, foi apresentado um balanço do primeiro ano do convênio, além da divulgação das boas práticas, com depoimentos de um aluno e uma professora do Instituto de Educação Clélia Nanci.
O acordo foi assinado pelo chefe de gabinete da Seeduc, Sérgio Mendes, que representou o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia; pela subsecretária de Educação, Valorização e Prevenção da Seseg, Juliana Barroso, em nome do secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame; e pelo comandante geral da Polícia Militar, Erir Ribeiro da Costa Filho.
O objetivo do Proeis é reforçar a segurança escolar com a proteção de alunos, professores e servidores administrativos, assim como a segurança patrimonial das instituições. O programa já beneficia 200 mil alunos e 10 mil servidores, com a presença de 603 policiais que trabalham fardados, utilizando as horas de folga do serviço regular na PM. Atualmente, 220 escolas participam do programa. Os colégios foram criteriosamente escolhidos, de acordo com a realidade de cada unidade escolar e solicitações dos diretores.
O policial para as escolas foi uma demanda de alunos, professores, pais e direção das unidades escolares. A medida tem o amparo legal, tanto de acordo com a Constituição Federal (artigos 5º e 144) quanto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (artigos 2º, 3º, 4º, 5º, 15, 16, 17 e 18). O agente não atua em tarefas rotineiras para as quais está preparada a equipe pedagógica, mas nas ameaças de invasão, depredação do patrimônio público e garantia da segurança dos alunos e servidores.
Para Sergio Mendes, é importante ressaltar o planejamento que foi feito antes de implantar o programa na rede estadual de ensino. Ainda segundo ele, o grande número de pedidos para receber o Proeis feitos por diretores de escolas mostram a confiança que o convênio ganhou nesse primeiro ano.
- Antes do início do programa, visitamos várias escolas e fizemos um planejamento detalhado. Tomamos cuidado também para fazer um treinamento para que os policiais tivessem ciência do ambiente que eles iriam encontrar e a qual público eles iriam atender. Atualmente, temos cerca de 200 pedidos de diversas unidades escolares que têm vontade de contar com a presença policial no seu colégio – afirmou o chefe de gabinete da Seeduc.
Segundo a subsecretária de Educação, Valorização e Prevenção da Seseg, Juliana Barroso, o convênio é uma excelente oportunidade para que para os policiais mudem sua imagem perante a sociedade.
- Vocês, policiais, não estão atuando junto às escolas somente para oferecer segurança. Vocês também estão lá para serem referências de conduta para os jovens. Tenham certeza de que a atuação da Polícia Militar nas escolas está contribuindo para a melhoria da qualidade da educação no Estado do Rio de Janeiro – disse Juliana Barroso.
Aumento no rendimento escolar
Levantamento feito pela Secretaria de Estado de Educação em escolas que contam com o Proeis mostra que 57% das unidades escolares contempladas com o programa apresentaram melhoria no rendimento e na assiduidade dos alunos em 2012.
Em Português, de acordo com o Saerjinho, 57% das escolas avaliadas apresentaram melhoras; 38% ficaram estáveis; e 5% caíram. Já em Matemática, a situação permaneceu a mesma, com 93% dos colégios mantendo a nota; 3% melhoraram e 4% tiveram alguma piora. A participação dos estudantes cresceu de 70% para 75%. A evolução média foi em torno de 30%.
Ensino e formação a distância
Como o número de policiais cadastrados para participarem do Proeis subiu de dois mil para seis mil, este ano, o treinamento dos policiais será feito na modalidade de ensino a distância. Além dos cursos que já são oferecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), os participantes contarão com um curso de formação voltado para uma melhor atuação dos PMs no Proeis.
A Polícia Militar, de acordo com as metas traçadas pela Secretaria de Estado de Educação, está padronizando procedimentos e condutas, capacitando o Policial Militar para atuar com segurança e eficácia.
Com inscrições previstas para 07 de junho deste ano, de maneira inovadora, na modalidade de ensino a distância, o Policial Militar matriculado no curso de capacitação deverá cumprir uma Rota de Aprendizagem (RA), sugerida no Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA). Nessas tarefas, o agente de segurança assistirá a vídeos, lerá ou baixará o material de apoio (apostilas).
Bons exemplos
A cerimônia também contou com a participação do aluno Alex Sandro Lins Ramos, da 2ª série do curso Normal, e da professora Heloísa de Souza, os dois do Instituto de Educação Clélia Nanci, em São Gonçalo. O aluno disse que o convênio transformou o ambiente escolar em um lugar mais seguro.
- Só com a presença do policial; nós, alunos, professores e funcionários do colégio nos sentimos muito mais seguros. Sem a presença policial no nosso colégio, a realidade era muito diferente, agora está muito melhor – concluiu o aluno.
Para aderir ao Proeis
Para se inscrever no Proeis o policial militar atende a uma série de exigências de conduta e comportamento, além da aptidão física. Esse policial deve ter ficha exemplar. A sociedade que olhar para um policial do Proeis se sentirá ainda mais segura ao saber que aquele servidor é um policial idôneo e ciente de suas responsabilidades com a população. Para ser aceito no programa o policial militar, oficial ou praça deverá:
1 – Ter sido submetido e aprovado, para o respectivo período, no Teste de Avaliação Médica (TAM) e no Teste de Aptidão Física (TAF), conforme as normas em vigor na corporação;
2 - Ter concluído com sucesso o curso de formação ou aperfeiçoamento exigível para o exercício das funções atinentes aos seus círculos hierárquicos;
3 - Estar lotado e em efetivo exercício em Organização Policial Militar;
4 - Se praça, estar, no mínimo, no “BOM” comportamento;
5 – Não estar respondendo a processos ou sindicâncias administrativas;
6 - Condição de “apto categoria A” (A definição desta categoria respeita uma série de critérios elaborados pela corporação e a categoria A significa excelência).
Não será aceito no programa ou será excluído do Proeis o Policial Militar que se enquadrar em qualquer das situações abaixo:
1 – Responder a Processo Administrativo Disciplinar (PAD);
2 - For punido, e enquanto estiver cumprindo punição disciplinar de detenção ou prisão;
3 – Entrar no gozo de Licença;
4 – Sair para tratamento de Saúde própria (LTS) ou de Pessoa da Família (LTSPF); ou para Tratamento de Interesse Particular (LTIP);
5 – Se estiver gestante ou em aleitamento;
6 - Passar da condição de “apto categoria A” para “apto categoria B ou C”;
7 - Afastar-se do serviço, por mais de 72 (setenta e duas) horas no período de 30 (trinta) dias, ou mais de 144 (cento e quarenta e quatro) horas no período de 180 (cento e oitenta) dias, exceto os casos de férias regulamentares ou de gozo de licença especial;
8 - Faltar ou tiver sido dispensado do serviço, mesmo para o atendimento de necessidades pessoais, desde que o afastamento seja superior a 24 (vinte e quatro) horas;
9 - Frequentar qualquer curso que implique em afastamento da corporação, por período superior a 15 (quinze) dias;
10 - Passar a ostentar comportamento inferior a BOM.
quinta-feira, 2 de maio de 2013
Água é o tema do Prêmio Jovem Cientista em 2013
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Água é o tema do Prêmio Jovem Cientista em 2013
12/04/13
As inscrições serão abertas no dia 6 de maio e vão até o dia 31 de agosto
Alunos, professores e gestores da rede pública estadual estão convidados a participar da XXVII edição do Prêmio Jovem Cientista, que tem como tema Água: Desafios da Sociedade. A premiação foi instituída pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 1981, com o objetivo de estimular novos talentos da ciência, investindo em estudantes e pesquisadores que buscam soluções para os grandes desafios brasileiros. A iniciativa tem a parceria da Fundação Roberto Marinho, da Gerdau e da GE.
As inscrições estarão abertas a partir do dia 6 de maio e vão até o dia 31 de agosto, e deverão ser feitas pelo site www.jovemcientista.cnpq.br.
Anualmente, são oferecidos mais de R$ 700 mil em prêmios, incluindo laptops, viagens e bolsas de estudo e pesquisa em uma série de categorias, entre elas a "Estudante do Ensino Médio". O Prêmio dá ainda reconhecimento público à criatividade e capacidade de inovação do jovem brasileiro.
As pesquisas de estudantes do Ensino Médio deverão abordar um dos cinco tópicos abaixo:
- Gestão de bacias hidrográficas;
- Tratamento e reutilização da água;
- Água e saúde pública;
- Uso da água para geração de energia;
- Tecnologias para dessalinização da água.
Os trabalhos deverão conter, no máximo, dez páginas contando com introdução – apresentação das ideias e hipóteses e a importância do assunto escolhido -; desenvolvimento – explicação de como foi feita a pesquisa e análise das informações levantas -; e conclusão – apresentação dos resultados obtidos.
Os professores interessados em orientar seus alunos no desenvolvimento de trabalhos de pesquisa sobre a água podem solicitar à equipe do Prêmio um kit pedagógico composto de um caderno de conteúdos com informações, casos e indicações de fontes sobre as principais questões relacionadas ao tema; sugestões de plano de aula; e fichas de atividades para ajudar o estudante a começar sua pesquisa. Para isso, devem enviar um e-mail com a solicitação para jovemcientista@frm.org.br.
Neste ano, também serão realizadas Oficinas de Projetos Científicos, com duração de 4 horas, para orientar os estudantes do Ensino Médio interessados em participar do Prêmio. Cada escola poderá indicar de cinco a dez estudantes, além de um professor. As chamadas para as oficinas, que ocorrerão em maio e junho, em dez capitais brasileiras, serão feitas pelo Facebook www.facebook.com/premiojovemcientista. Os candidatos devem ficar atentos!
Para mais informações:
Site - www.jovemcientista.cnpq.br
Facebook - www.facebook.com/premiojovemcientista
E-mail - jovemcientista@frm.org.br
Telefone – (21) 3232-8871
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