sábado, 8 de dezembro de 2012

Educação Notícias


Educação

Reforço escolar beneficia mais de 225 mil alunos em 2012

 07/12/2012 - 13:54h - Atualizado em 07/12/2012 - 13:54h
 » Alícia Barroso
Aulas de Português e Matemática acontecem no contraturno e vêm fazendo a diferença na vida dos estudantes

Em 2012, 225.989 alunos das escolas estaduais puderam aprender ainda mais com as aulas de reforço escolar. O número representa quase 25% dos estudantes da rede. A iniciativa ajudou muitos alunos que apresentavam dificuldade nas disciplinas de Português e Matemática a melhorarem suas notas.

O reforço escolar beneficia estudantes do Ensino Fundamental - por meio do Programa Mais Educação (do governo federal) - e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, por meio de uma parceria da Secretaria de Estado de Educação com a Fundação Cecierj. Além disso, os alunos também puderam avançar em seu desempenho participando do Superação Jovem, uma parceria com o Instituto Ayrton Senna, que tem foco em leitura.

Os alunos que participam do reforço ficam mais tempo na escola, pois as aulas acontecem no contraturno. No total, são quatro tempos semanais (dois de Português e dois de Matemática), nos quais os professores utilizam um material desenvolvido especificamente para o projeto.

- As aulas estão contribuindo de maneira significativa para a melhoria do desempenho escolar do aluno – destacou Patrícia Alexandre, coordenadora de Ensino Médio da Seeduc.

A partir de 2013, o reforço em parceria com a Fundação Cecierj será ampliado, já que passará a atender também aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

Os professores também recebem uma formação diferenciada para ministrar essas aulas.

- Os docentes recebem formação mensal de 16 horas, sendo 8h presenciais e 8h à distância. Eles recebem uma boa orientação para que possam desenvolver o trabalho com os alunos – explicou Patrícia.

As escolas que recebem o reforço escolar são selecionadas por meio do Saerjinho, avaliação diagnóstica realizada bimestralmente pelos alunos da rede estadual que busca melhorar a qualidade de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário